sexta-feira, 12 de junho de 2009

Trabalho Social - Pre CANDEEIRO

Em 2001 , o trabalho que desenvolvia na Universidade Anhembi Morumbi, já não satisfazia a minhas necessidades , era importante ter um pé no meio académico, mas o trabalho mesmo sendo vitorioso , pois era a modalidade de maior numero de praticantes na instituição, já havia sido realizado vários eventos , cursos , seminários , intercâmbios, não crescia ... a valorização ou reconhecimento pela instituição era pouco, infelizmente foi um período de transição para a universidade ( havia acabado de virar universidade)e para o trabalho ... acreditava que era hora de tomar outro rumo..

Uma frase se tornou uma constante na minha cabeça .." .. devolver da forma que eu aprendi.. ensinar quem .. eu acreditava mais precisar .." preconceituoso da minha parte , um pouco , hoje reconheço, mas era preciso reiniciar, tudo ..

Inicialmente começamos com aulas dos alunos que já treinavam comigo e em contrapartida , daríamos aula para as crianças da Escola D´alkimin . A expectativa era pequena , achávamos que teríamos alguns treinando, somando aos meus graduados .. No primeiro dias 30 alunos , no primeiro mês 50, no final do ano no batizado 100 alunos... as coisas tomaram um proporção grande, e percebi que a minha realização estava naquele lugar ....

FOCO
A falta de foco ou a dificuldade de manter ou de enxergar as necessidades dos que me cercavam , muitos dos graduados pararam, mas como tinha uma onda muito forte tomando conta da minha atenção , acabei não percebendo , e se percebi não dei o devido valor aos que se foram , grande falha .. mas o trabalho com a criançada crescia, e me enchia os olhos ter a possibilidade de contribuir com aqueles que me cercavam , crianças que aprendi a respeitar, gostar ... a maioria era bairros distantes da escola , eram crianças que os pais .. na maioria das vezes buscavam um possibilidade de ensino melhor do que tinham onde moravam .. ou então os que eram do bairro eram filhos de porteiros empregadas domesticas , ou da comunidade da Funchal .. ( merece atenção especial ..logo falarei deste local ) ..

A DIFICULDADES
Lidar com escola, politica nunca é fácil, mesmo você tendo toda a boa vontade as coisas acaba não caminhando como você gostaria, era dificil lidar com as reclamações que tinhamos dentro da escola.. Infelizmente as vezes parece que a escola , os professores que teem a missão de educar , zelar pelas crianças, são exatamente os que minam o futuro delas , a dificuldade que impõem a qualquer iniciativa que cuide do bem estar das crianças é enorme... com a capoeira começamos a fazer multiões para limpeza e zelo da escola ( lembrando que a escola na maioria das vezes é o local que menos atrai as crianças, lugar bitolado , chato ...), começou-se a buscar soluções e não aceitar mais as faltas de professores, os pais começaram a se organizar e a cuidar mais da escola ..

Curiosidade
a universidade usava um quadra da escola como estacionamento , fechou-se um turno , o noturno , mesmo tendo procura e defazagem de vagas nas escolas de SP, o muro da escola era igual ao da universidade, mesmo sendo proibido por fugir ao padrão das escolas , e etc.

Em pouco tempo capoeira se fez presente em atividades variadas na escola , apresentações, rodas , intercâmbios nacionais e internacionais ( visita de 60 alunos de Israel e EUA), participações em programas de Tv , Especial de Dia das Crianças- programa do GUGU- SBT, entre outras atividades ..

Os alunos da graduados ajudavam dando suporte pedagógico aos alunos , aula de reforço , incentivo a leitura, mas o principal era a convivência e o EXEMPLO ... Muitas nas primeiras aulas não vislumbravam nada alem de estudar ate a 8ª serie, ou terminar o 2º grau, faculdade pouquíssimos, mas com a troca de experiência e a vivência , acabaram sonhando em seguir o caminho percorrido pelos graduados , por mim e pelos outros professores do grupo..

Deste trabalho, ficaram Vinicius, Ricardo , Bil, Welvis, Mola, destes 3 fazem faculdade, 1 esta formado em Licenciatura em Educação Física, 2 são professores de capoeira e estão ensinado e crianças de escolas públicas, creches , comunidades carentes... enfim ensinando da forma que aprenderem , retornando a comunidade .

Outros seguiram na capoeira , estudando , se formaram e seguiram caminho que buscaram, mesmo longe, mas me sinto realizado com o sucesso e as conquistas destes , alguns estão ainda no grupo , mas com outro professor , outros mesmo sem seguir com a capoeira são cidadãos, cumpridores de seus deveres e sabedores acima de tudo de seus direitos ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário